Uma das novidades para a Temporada 3 de 2020 do iRacing, além de algumas outras, é a possibilidade do uso das Anti-Roll Bars e Weight Jacker nas corridas de setup fixo da Indycar Series. Isso graças ao feedback dos pilotos reais que participaram de um campeonato virtual durante a atual pandemia do Covid-19.
Para quem não me conhece, sou Kleber Bottaro, piloto virtual e tricampeão de divisão da Indycar de setup aberto (2017 Temporada 4 Divisão 5, 2019 Anual Divisão 4 e 2020 Temporada 1 Divisão 5). Em meu último título, eu fui premiado pela Sim Racing News como o melhor piloto classificado no geral da Temporada 1 de 2020, que ao ser campeão da Divisão 5, terminei na 23º Posição no Geral. Mas como o objetivo não é falar de mim, e sim transmitir um pouco de meu conhecimento para tentar ajudar os pilotos não familiarizados com ajuste de setup, vamos para as explanações.
Anti-Roll Bars
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Exemplo de como é montado o Anti-Roll Bar. Lembrando que não é a regra, pois no carro da Indycar, por exemplo, a peça é diferente. |
Anti-Rolls Bars (ARBs), ou traduzindo, barras estabilizadoras, como o próprio nome diz tratam-se de um sistema para estabilizar o carro no contorno das curvas, evitando efeitos de undesteer (saída de frente) e oversteer (saída de traseira). Elas são instaladas entre as suspensões da dianteira e da traseira e trabalham em conjunto para gerar estabilidade geral do carro. Elas trabalham em grau de dureza que você deixa na frente ou atrás, valores menores significam uma barra mais mole e valores maiores significam uma barra mais dura.
Se um carro está saindo de frente nas curvas, tente reduzir a barra frontal. Caso não cause o efeito desejado, aumente a barra traseira. E em último caso, faça um meio termo entre baixar a barra frontal e aumentar a barra traseira, com o objetivo de criar o equilíbrio desejado durante todo o contorno da curva.
Se, ao contrário, o carro está saindo de traseira, reduza a barra traseira. Se não surtir efeito, aumente a barra frontal. E, se mesmo assim, você verificar que o carro continua saindo de traseira, tente fazer um meio termo entre aumentar a barra frontal e diminuir a barra traseira.
Um fato que deve ser levado em conta é o desgaste de pneus ao usar uma barra muito mole. Quando a barra está muito mole, há uma transferência de peso maior no pneu do lado de fora da curva, ou seja, no pneu do lado contrário à curva. Nesse caso, esse pneu sofrerá maior contato com a pista devido ao excesso de peso sobre ele, e com isso, haverá um maior desgaste durante o stint. Isso deve ser levado totalmente em consideração, principalmente em pistas ovais, onde há um uso excessivo nos pneus do lado direito devido as curvas serem para a esquerda. Por esta razão, primeiramente deve-se ter um setup bem equilibrado, que não te obrigue a usar os extremos do nível de rigidez das barras. As Anti-Roll Bars são um ajuste fino do setup e não um ajuste propriamente dito do carro. Para esse ajuste mais refinado utiliza-se os ajustes de suspensão, camber, caster, pressão dos pneus, toe e até de mesmo das asas. Mas como nosso foco não é o trabalho em setups, e sim a utilização do recurso de ARBs na pista, não vamos entrar em detalhes. Mas, para que as ARBs funcionem da forma desejada, deve-se ter um setup equilibrado, pois este mecanismo não faz mágica se o carro não estiver bem ajustado para a pista.
Mesmo que nosso foco nesse artigo é para as pistas ovais e não as mistas (chamadas pelos americanos de road courses), tem que comentar de que o uso das ARBs destinam-se não somente para as pistas ovais, mas para as pistas mistas também, ao contrário de nosso próximo item do artigo, o Weight Jacker.
Weight Jacker
Agora vamos falar de uma ferramenta usada somente em pistas ovais e muito importante para os pilotos da Indycar, o Weight Jacker. Esse aparato é colocado na suspensão direita traseira, e funciona levantando ou abaixando esse lado específico do carro para mudar o cross weight (peso cruzado).
Inicialmente, você deve sair da opção de garage (tela de setup) com ele em neutro, ou seja, valor 0. Se você fizer algum ajuste nele no garage, o iRacing vai te indicar um erro de setup e não vai te deixar ir para a pista. Diferentemente das Anti-Roll Bars, o Weight Jacker é um mecanismo para ser mudado somente dentro do cockpit. Uma exceção nesse quesito é no Rfactor 2, em que o irroneamente o Weight Jacker somente pode ser modificado na tela de setup, e não no cockpit, algo totalmente fora do real. Não sei em relação a outros simuladores, mas no Rfactor 2 eu encontrei essa falha, que no decorrer do texto você entenderá a razão pela qual se trata de uma grande falha.
Como dito anteriormente, o Weight Jacker atua diretamente no cross weight do carro, sendo que valores positivos deixam o carro mais oversteer (saída de traseira), e valores negativos deixam o carro mais undesteer (saída de frente). E como as ARBs, esse também é um ajuste fino, e para isto precisa-se de um bom setup para funcionar de forma adequada.
Dessa forma, o ajuste é feito em relação ao setup do carro. Na categoria de open setup, muitos pilotos tendem a deixar o acerto do carro mais loose (solto, com tendência de sair de traseira), para poderem ter uma saída de curva mais rápida, já que um setup mais dianteiro fará com que o piloto tenha que reduzir mais para contornar a curva, e com isso, uma saída de curva mais lenta. Então, eles costumam utilizar o weight jacker um pouco com valores negativos no começo do stint, para tentar corrigir uma saída de curva muito traseira. Enquanto outros, que fazem um carro mais tight (duro, com tendência de saída de frente), utilizam o weight jacker em valores positivos para corrigir saídas de frente bruscas. Ou seja, tudo depende do setup e da preferência de pilotagem de cada um.
Voltando ao foco do artigo, que é sobre setups fixos, geralmente o iRacing costuma deixar esses setups um pouco mais equilibrados, pois isso facilita para a maioria dos pilotos. Nem todos conseguem pilotar um carro muito loose. Então, provavelmente, muitos utilizarão valores positivos de Weight Jacker ou até mesmo a posição neutra no começo do stint, pois o carro não terá tendências oversteer. É claro que com o passar das voltas, o desgaste de pneus e a diminuição do nível de combustível poderá deixar o carro mais dianteiro ou mais traseiro, dependendo da característica pista, forma de pilotagem e ajuste de setup, sendo nesse caso, necessário o ajuste do Weight Jacker.
Inicialmente, você deve sair da opção de garage (tela de setup) com ele em neutro, ou seja, valor 0. Se você fizer algum ajuste nele no garage, o iRacing vai te indicar um erro de setup e não vai te deixar ir para a pista. Diferentemente das Anti-Roll Bars, o Weight Jacker é um mecanismo para ser mudado somente dentro do cockpit. Uma exceção nesse quesito é no Rfactor 2, em que o irroneamente o Weight Jacker somente pode ser modificado na tela de setup, e não no cockpit, algo totalmente fora do real. Não sei em relação a outros simuladores, mas no Rfactor 2 eu encontrei essa falha, que no decorrer do texto você entenderá a razão pela qual se trata de uma grande falha.
Como dito anteriormente, o Weight Jacker atua diretamente no cross weight do carro, sendo que valores positivos deixam o carro mais oversteer (saída de traseira), e valores negativos deixam o carro mais undesteer (saída de frente). E como as ARBs, esse também é um ajuste fino, e para isto precisa-se de um bom setup para funcionar de forma adequada.
Dessa forma, o ajuste é feito em relação ao setup do carro. Na categoria de open setup, muitos pilotos tendem a deixar o acerto do carro mais loose (solto, com tendência de sair de traseira), para poderem ter uma saída de curva mais rápida, já que um setup mais dianteiro fará com que o piloto tenha que reduzir mais para contornar a curva, e com isso, uma saída de curva mais lenta. Então, eles costumam utilizar o weight jacker um pouco com valores negativos no começo do stint, para tentar corrigir uma saída de curva muito traseira. Enquanto outros, que fazem um carro mais tight (duro, com tendência de saída de frente), utilizam o weight jacker em valores positivos para corrigir saídas de frente bruscas. Ou seja, tudo depende do setup e da preferência de pilotagem de cada um.
Voltando ao foco do artigo, que é sobre setups fixos, geralmente o iRacing costuma deixar esses setups um pouco mais equilibrados, pois isso facilita para a maioria dos pilotos. Nem todos conseguem pilotar um carro muito loose. Então, provavelmente, muitos utilizarão valores positivos de Weight Jacker ou até mesmo a posição neutra no começo do stint, pois o carro não terá tendências oversteer. É claro que com o passar das voltas, o desgaste de pneus e a diminuição do nível de combustível poderá deixar o carro mais dianteiro ou mais traseiro, dependendo da característica pista, forma de pilotagem e ajuste de setup, sendo nesse caso, necessário o ajuste do Weight Jacker.
Como utilizar esses recursos
Como já foi entendido o que seriam as Anti-Roll Bars e o Weight Jacker, vamos agora entender como utilizar essas ferramentas na pista durante sua corrida, ou até mesmo na classificação e treinos livres.
O treino livre será peça fundamental nesse começo de implantação desses recursos na categoria fixed da Indycar, pois não adianta somente pegar a teoria, e não tentar aplicar na prática o que aprendeu. A prática é tudo para a utilização, porque não existe em um setup de carro algo milagroso que fará você sempre estar a frente dos outros. Cada piloto tem seu jeito de guiar, e nem sempre um ajuste específico vai ser bom para todos. Aqui irei passar o que eu aprendi com minha experiência, principalmente correndo na Indy 500, corrida que você utiliza, e muito, esses recursos.
O motivo da existência desses dois mecanismos é para que o carro continue a se comportar da forma requerida durante todo o stint, até sua parada de pit, ou fim da corrida. Isso pela razão de que o carro começará a se comportar de forma diferente após muitas voltas, motivo pelo qual houve o feedback dos pilotos reais em relação a isso. O carro pode começar a ter tendência undesteer (saída de frente) ou oversteer (saída de traseira), dependendo do setup, forma de pilotagem e características da pista.
No setup fixo é bem provável que ao começar o stint, não precise fazer alteração de ARBs e Weight Jacker, pois o carro costuma ser bem equilibrado para que todos possam usufruir da corrida sem problemas. Mas com o passar das voltas, com o desgaste de pneus e diminuição de combustível (que deixará o carro bem mais leve na traseira), você sentirá uma mudança de comportamento, e isso todos já sentiram. Eu mesmo, após começar a correr na categoria open da Indycar, quando voltei para o fixo, senti uma tremenda falta desses recursos, pois você cria um costume de fazer um ajuste fino no carro, e sem esses recursos você realmente perderá seu rendimento até fazer seu pit.
Tanto as ARBs, quanto o Weight Jacker, trabalham juntos para manter o equilíbrio desejado. Eu costumo começar a mexer no Weight Jacker, pois o ARB já pode ser pré-configurado na tela de setup. Então dessa forma, eu teria já um acerto específico de ARB nas primeiras voltas. Quando sentir o carro sair de frente, utilize valores positivos de Weight Jacker, isso permitirá um melhor contorno da curva, pois ele agirá de forma a fazer a traseira escorregar e fazer com que a frente do carro se dirija para o contorno da curva ao invés de ir para a parte externa da curva, saindo de frente. Evite usar valores muito altos a princípio, pois o efeito será muito agressivo, e você com certeza irá rodar na curva. Eu costumo utilizar valores pares, sempre acrescentando de dois em dois. O máximo que costumo utilizar é +4, sendo possível valores maiores dependendo do setup, mas como é setup fixo, eu acredito que valor maior que isso não seria necessário. Mas lógico, isso é minha visão, talvez para outro piloto seja preciso o uso. Essa é a razão para fazer a princípio alguns practices mais longos, para poder sentir na prática como o carro se comporta. Após algumas voltas, será possível você sentir o carro querendo sair de traseira, então comece a diminuir aqueles valores positivos um pouco, e com o passar das voltas comece a utilizar valores negativos. Isso evitará essa saída de traseira, porém você começará a sentir o carro querendo sair de frente, é nesse momento que recomendo o uso das Anti-Roll Bars.
Como as ARBs são pré-ajustadas no setup do carro, dificilmente você precisará mexer nelas no começo da corrida. e sim para corrigir saídas de frente e traseira durante o stint. Como no exemplo anterior, é possível que o carro esteja saindo de frente devido ao uso do Weight Jacker negativo, então comece a ajustar esse comportamento como foi explicado na parte do artigo referente a Anti-Roll Bars. Você com certeza começará a sentir o carro mais equilibrado como estava no começo do stint, e seus tempos de volta serão mais constantes, pois você não terá muitos problemas para controlar o carro. Isso é uma grande diferença entre perder várias posições nesse estágio da corrida, ou mesmo manter a posição e até mesmo ganhar mais posições, até chegar o momento de seu pit ou final da corrida.
E sobre classificação? Geralmente em classificação, utilizamos um setup mais agressivo, principalmente para os pneus. Você estará pilotando de uma forma muito mais agressiva nos contornos de curva, o que num setup de corrida com certeza o fará rodar. Lógico que em algumas categorias como a F-1, temos chamado parque fechado, em que você não pode alterar o setup do carro da classificação para a corrida. Mas na Indycar não temos essa restrição, tanto que mesmo nas corridas de setup fixo, você verá que na classificação você tem um setup diferenciado, geralmente com mais pressão nos pneus, combustível só para o número de voltas e outros ajustes que deixarão o carro mais rápido e mais agressivo com os pneus.
Nesse caso, a utilização de Weight Jacker positivo será bastante necessária, em razão de uma mudança a cada volta dada. Por exemplo, na classificação para a Indy 500, em que damos quatro voltas, diferente das classificações de corrida normais que são duas voltas, a maioria dos pilotos alteram o Weight Jacker a cada volta dada. Fazendo com que o carro contorne as curvas o mais rápido possível, sem sair de frente. A utilização desse recurso ajuda muito seu tempo de volta. E nesse caso as ARBs? Bom, como as barras estabilizadoras já são configuradas no setup, então elas já estarão com o ajuste certo para você fazer sua classificação.
Considerações Finais
Espero que eu tenha sido claro em minhas explicações e que isso os ajudem um pouco a entender essas mudanças nas corridas de setup fixo. É um avanço que eu estava esperando, e acredito que irá mais ajudar do que atrapalhar. Podem ocorrer alguns acidentes a mais? Sim, já que os pilotos terão que aprender como essas ferramentas funcionam, e alguns, a princípio, irão utilizar de forma mais agressiva esses recursos, e com certeza, alguns carros irão rodar, como já vi algumas vezes no setup aberto.
Alguns não são acostumados a fazer practices longos, até mesmo por falta de tempo, já que a grande maioria dos pilotos virtuais são pessoas adultas e com muitas responsabilidades no dia a dia. Porém, recomendo tentar realizar alguns practices mais longos a princípio, para conseguirem entender na prática como estes recursos funcionam, e ver como eles podem se adaptar a forma que você pilota. Recomendo o seguinte, isso pode ser numa única sessão de practice, ou em mais de uma. Faça a princípio um treino de corrida, em vista que a corrida é o fator mais importante no resultado final. Nesse treino faça de um a dois stints completos, se tiver mais carros na pista para poder simular uma corrida, melhor. Nesse caso, você irá sentir os efeitos do carro durante o stint até o tanque chegar ao fim. Faça um pit como se estivesse numa corrida, o carro irá se comportar de forma diferente também para entrar no pit. Ao voltar para a pista, não esqueça de um fator muito importante, mude as configurações de Weight Jacker e Anti-Roll Bars para aquela que você iniciou o stint, pois a reação do carro será totalmente inesperada e você com certeza poderá rodar ou mesmo sair de frente direto para o muro. Nunca esqueça desse fato ao sair do pit, nunca mesmo! E para quem tem o costume de fazer o qualify para as corridas, reserve um tempo menor para treinar stints de classificação, para verificar qual ajuste melhor trabalha em seu favor. Resumindo: mesmo numa corrida de setup fixo, treino é tudo.
Lembrem-se, no automobilismo virtual e real estamos sempre aprendendo, então não sejam contra essas mudanças. O iRacing já foi claro de que feedbacks negativos de usuários, farão com que tirem essas opções para o campeonato. Então, sejam conscientes antes de abrirem reclamações no fórum, pois esse avanço com certeza irá ajudá-los em suas corridas. Eu espero que em outras categorias de setup fixo sejam abertas algumas configurações onboard dos carros, até o momento só eram permitidos ajustes de freio.
Tenham ótimas corridas!
Ola , na sua explicaão analisando esse video https://www.youtube.com/watch?v=i_rrsBnJwZo&t=75s
ResponderExcluirquando ele chega nos 58 segundos ele mostra um grafico dos pneus se acentando na curva , diz reduzido no canto a curvatura é corrigida , quais valores de ARBS seriam , para ver essa curvatura
Oi. Desculpe a demora para responder. Eu realmente não vi que você havia mandado a pergunta. Bom, no vídeo ele não especifica os valores em si, mas como as barras trabalham em relação ao equilíbrio do carro. Na verdade, não existe um valor mágico para ser usado. Isso depende de setup para setup, a distribuição de peso que se modifica durante o stint, pela razão do carro ficar mais leve ou estar mais pesado, por ter menos ou mais combustível, e desgaste dos pneus. Você não precisa se atentar com a mudança daquele gráfico, e sim entender o que está acontecendo com o carro em momentos específicos do stint. Divida seu stint em três partes, começo, meio e fim. O motivo que fazer practice com um ou dois stints direto, é de suma importância. Você vai testar as opções disponíveis seguindo a teoria, lembrando que elas trabalham em conjunto, para deixar o carro dianteiro ou traseiro. Geralmente, se você está usando uma barra bem mole atrás, e mesmo assim, o carro está dianteiro, tente começar a amolecer a barra dianteira. Isso já ajuda um pouco para fazer a curva, e você vai perceber que usará menos esforço para o carro entrar na curva. Espero ter ajudado. Abraço
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